Nossa História

Mensagem do presidente

A CONTINUAÇÃO DE UMA RICA HISTÓRIA:

Em 7 de Julho de 1975, 149 importantes Treinadores do Futebol Brasileiro conseguiram concretizar um sonho, que era o de criar uma Associação de Classe, com os objetivos de: Representar, defender os interesses dessa Classe e de organizar Cursos de Formação dos Novos Treinadores. Nessa data então, foi criada a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol – ABTF.
Como seu primeiro Presidente foi eleito por Aclamação o Treinador Flávio Rodrigues Costa, exatamente 44 anos depois Eu tive a honra de ser eleito o Novo Presidente da ABTF.
Sou Associado desde julho de 1986 e participo das Diretorias desde março de 2013.
Ao passar a fazer parte ativa da ABTF, apresentei duas propostas à Diretoria:
1 - Reformulação dos Cursos
2 - Lutar pelo cumprimento da Lei 8650/2013 que dispõe sobre as relações de trabalho dos Treinadores com os Clubes de Futebol. Essas propostas foram aceitas e aí começou efetivamente a minha participação na ABTF.
Agora teremos novas metas e procura por novos caminhos para o fortalecimento da ABTF.
A primeira grande conquista dessa Nova Etapa será a concretização da União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos, na qual farão parte as Associações dos Treinadores de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e ABTF do Brasil.
Será uma grande conquista, pois essas Associações Unidas ficarão muito mais fortes. Serão novos Projetos, buscas por novas conquistas, enfim, muito trabalho pela frente.
Tenho certeza que com o apoio dessa minha qualificada Diretoria e com o apoio e União de todos os Treinadores, teremos sucesso na nossa missão.


                            FERNANDO PIRES - PRESIDENTE











Juntos seremos
muito mais fortes
.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINADORES DE FUTEBOL ABTF.

No dia 7 de Julho de 2021 foi um grande e mui festivo dia, onde comemorou-se mais um ano de Fundação da ABTF. Instituimos dar continuidade ao desenvolvimento integral da Associação idealizada e criada a 46 anos passados por Treinadores renomados e abnegados na buscas de alicerçar e escrever continuadamente a história da Profissão.

Congratulamos felicitações com todos os Profissionais envolvidos direta e indiretamente com ABTF pela passagem de tão significativa data. Sabemos que cada ano um capítulo dessa história é escrito e que os dias neles constituidos são em minutos de decepções mais em muitos deles de vitórias.

Que os sonhos que nos acompanham e que não foram concretizados possam ter sido somente adiados e que continuemos com firmeza de propósito no processo de solidez. Que um novo ano possa ser principiado de muita esperança e recheado em Harmonia, Paz, Felicidade e principalmente em Amor.

Fundação da ABTF

A ABTF foi fundada em 7/7/1975, sob os auspícios do Exmo. Sr. Almirante Heleno de Barros Nunes, MD Presidente da CBD, atual CBF, no Auditório Máximo Gomes de Paiva, na sua sede, à Rua da Alfândega, 77, na cidade do RJ, com a presença dos seguintes Treinadores de Futebol:

Flávio Rodrigues Costa, Ernesto dos Santos, Oto Martins Glória, Oswaldo Brandão, Mario Travagline, Jorge Vieira, Walter Miraglia, Hilton Santos, Paulo de Almeida Ribeiro, Silvio Pirilo , Almir de Almeida , Tele Santana e Djalma Cavalcante, com a finalidade de fundar uma Associação de Classe, para reunir e tratar dos interesses gerais da profissão.

Estava, assim fundada a associação denominada “Associação Brasileira de Treinadores de Futebol - ABTF“, com sede provisória no 5º andar do edifício João Havelange, sede da CBD. Por iniciativa do Exmo. Almirante Heleno de Barros Nunes, foi indicado e aceito por todos os treinadores, Flávio Rodrigues Costa, para presidir os trabalhos de fundação, tornando-se, mais tarde o Primeiro Presidente eleito da ABTF.

Treinadores de Futebol

PRÓXIMA PAGÍNA


ESCOLHA O CAPITULO DE NOSSA HISTÓRIA

       

Mensagem do presidente

Diretorias da ABTF

Curso de Treinadores

Versão para Download (PDF)

INFORMATIVO
fale conosco! (21) 99772-4216